Tese orientada por pesquisador do Instituto Modal recebe prêmio da CAPES

O Professor Walter Carnielli, pesquisador e presidente do Comitê Científico do Instituto Modal, foi o vencedor do Prêmio CAPES 2019 de Teses em Filosofia, pela orientação do Doutor Bruno Ramos Mendonça.

A premiação foi concedida após a avaliação do conjunto de teses produzidas em 2019 na área de Lógica e Semântica da Informação. O trabalho premiado tem o título “Teoria Tradicional da informação semântica sem escândalo da dedução: uma reavaliação moderadamente externalista do tópico baseada em semântica-urna, e uma aplicação paraconsistente”. Confira o resumo da tese:

A tese mostra como é possível reestabelecer a teoria tradicional da informação semântica (TSI) proposta por Yehoshua Bar-Hillel e Rudolf Carnap(1952, 1953). Uma consequência de TSI é o chamado “escândalo da dedução” (SoD), tese segundo a qual verdades lógicas têm quantidade nula de informação. SoD é problemática, dado que conflita com o caráter ampliativo do conhecimento formal. Esta tese mostra que a semântica-urna (RANTALA, 1979) consegue restabelecer TSI sem SoD. A tese desenvolve também resultados modelo-teóricos mais avançados sobre semântica-urna e explora uma aplicação paraconsistente das ideias principais do trabalho.

Mais informações sobre o Prêmio CAPES estão disponíveis em http://www.capes.gov.br/36-noticias/9811-publicacao-divulga-selecionados-para-o-premio-capes-2019.

Walter Carnielli é presidente do Comitê Científico do Instituto Modal e Professor da Unicamp.

Posted in Notícias and tagged , , , , , , , , .

Deixe uma resposta