Inteligência Artificial é foco de novo projeto do Instituto Modal na Alemanha

O Instituto Modal foi contratado pela X-SENSORS GmbH, empresa alemã que fornece soluções de transformação digital para várias indústrias em todo o mundo. O projeto prevê a utilização de técnicas de inteligência artificial para prover otimização de soluções de automação industrial. Para isso, fará uso da ferramenta Ontoprolog®, abordagem inédita desenvolvida pelo pesquisador Lauro César Araujo, durante a sua tese de Doutorado, e por seu orientador, Mamede Lima-Marques.

A primeira fase do projeto consistiu de treinamento e consultoria realizado na Alemanha pela equipe do Modal. Durante os meses de maio e parte de junho, os pesquisadores Mamede Lima-Marques, Walter Carnielli e Lauro Cesar Araujo capacitaram a equipe de engenheiros e técnicos da X-SENSORS, em Stuttgart, Alemanha, em técnicas de inteligência artificial, fundamentos de ontologias e outros conceitos necessários para a evolução do projeto.

Segundo o Prof. Mamede, “a oportunidade de utilizar uma ferramenta inteiramente desenvolvida por nós em uma situação de mercado é muito gratificante e desafiadora. Nesta primeira fase do projeto foram testados os parâmetros corretos e o Instituto Modal fechou parceria com a X-SENSORS. Estamos muito confiantes de que os resultados demonstrarão que a escolha do Ontoprolog® foi a mais acertada para aplicações em Semântica Industrial.”

Para Lauro, o projeto tem a perspectiva de “trazer diferentes abordagens para a solução de vários problemas na tradução de situações da vida real para algoritmos de inteligência artificial baseado em ontologias e de ontologias de fundamentação, especialmente aqueles aplicados à indústria de fabricação de máquinas. O Ontoprolog® traduz a linguagem humana de forma que você possa fazer perguntas ao sistema de inteligência artificial e obter respostas coerentes e logicamente válidas, o que permite superar alguns desafios de IA.”

O Instituto Modal fará a criação de outras ferramentas baseadas no Ontoprolog®, como configurações, catálogos e sistema reutilizável de regras baseados em ontologias. Para o projeto, os próximos passos serão a implementação e integração do Ontoprolog® com as soluções da X-SENSOR e elaboração de um conjunto de ontologias aplicadas à indústria de fabricação de máquinas.

Posted in Notícias and tagged , , , , , , , , , , .

Deixe uma resposta